segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BENEFÍCIOS DO VINAGRE

Bom dia!!

Gente, essa semana é bem curta. Feriado chegando... Já tem programação?  

Hoje vou citar umas dicas do vinagre branco.
Vamos fazer uma faxina na casa para deixar bem limpinha para o feriado.

VINAGRE BRANCO

Usar VINAGRE para limpeza de vasos sanitário, piso e principalmente para limpar xixi de cachorro, tira totalmente o mau cheiro.

No vaso, adicionar bicarbonato e o vaso fico super limpo, tira toda aquela sujeira amarelada que as vezes se acumula no fundo e dos lados do vaso.


SABIA QUE O VINAGRE ERA USADO NOS ASILOS E HOSPITAIS?


VINAGRE BRANCO


Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos. Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo?
Mas saiba que isso pode ser diferente. Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco.
Ele pode ser aplicado na faxina da casa.

Reunimos algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas. Além de ficar livre de produtos tóxicos(*), você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade. E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.




PAREDES:
Faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais.

Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes.
Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

ARMÁRIOS:
Para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.

ODORES DE ANIMAIS:
Para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

BANHEIRO:
Remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.




LAVANDERIA:
Coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco.

Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina.
Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.





COZINHA:
Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.

Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha: 
.. para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre
.. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
.. para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco devinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.


SUGESTÃO: AO LAVAR TOALHAS DE BANHO NA MÁQUINA, SUBSTITUA O AMACIANTE POR VINAGRE.(*)
(*) Lavar as mãos com vinagre para anular a ação da soda cáustica. É ensinado para quem trabalha com a substância.
(*) Tenho um cliente médico, especialista em doenças respiratórias, que condena o uso de amaciante, desinfetante e alvejante; principalmente quando há bebês, crianças ou adolescentes em casa. Recomenda sempre o uso do vinagre branco.

OBS: Além de todos esses benefícios, o vinagre ainda pode ser utilizado para temperar salada. 


FONTE: Recebi um email de um amigo, Valter, mas navegando vi essas dicas e outras no site http://dicascuriosidadesemais.blogspot.com.br


Vanessa Rueda

Bjs 

As imagens aqui publicadas, algumas são minhas e aquelas que não são de minha autoria, faço questão de citar a fonte de pesquisa. Caso eu esqueça de citar ou não saiba a origem ou autor das imagens e você saiba, por favor, me avise para que eu dê os créditos a quem for de direito. E se quiser levar alguma imagem, fique a vontade, mas cite a sua fonte de pesquisa.